Cineteatro dos Barrageiros recebe espetáculo "A Rainha do Rádio", nesta quinta (21)

Cineteatro dos Barrageiros recebe espetáculo "A Rainha do Rádio", nesta quinta (21)

10h27 - 18/09/2017


Espetáculo faz parte da agenda cultural do Parque Tecnológico Itaipu. Apresentação será na quinta-feira (21), às 20h.

Os limites impostos às mulheres durante a ditadura, principalmente àquelas que ousavam desafiar o autoritarismo da época, será tema do monólogo "A Rainha do Rádio", protagonizado pela atriz Mariane Feil. A apresentação será nesta quinta-feira (21), às 20h, no Cineteatro dos Barrageiros. A entrada para espetáculo e o estacionamento de veículos são gratuitos.

Para garantir o acesso, é preciso realizar um cadastro, clicando aqui. No dia, basta estar com 30 minutos de antecedência no Centro de Recepção de Visitantes (CRV). O espetáculo faz parte da agenda cultural do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Sinopse


"A Rainha do Rádio" conta a história de Adelaide Fontana, radialista demitida da Rádio Esperança em meio a ditadura militar, em 1974.

A peça retrata a repressão aos meios de comunicação e manifestações artísticas durante a ditadura militar, em 1974. A situação leva a personagem principal, Adelaide Fontana, a ser demitida da Rádio Esperança, onde ela comandava o programa "Suspiros ao meio-dia" há 25 anos.

Como forma de represália, Adelaide decide invadir e se trancar em um dos estúdios da rádio para fazer um programa especial, fora de sua grade horária habitual. Veiculado à meia-noite, o programa tem seu conteúdo substituído pela radialista. Em vez de poesias que atraíam um baixíssimo índice de audiência, ela começa falar sobre as alegrias e mazelas de sua vida, além de desafiar e apontar os segredos de figuras políticas poderosas. Entre sucessos da música mundial e confissões sobre a hipocrisia que a cercava, a personagem revela com bom humor e ironia os reais motivos da sua saída da rádio.

Oficinas de capacitação


Mariane Feil, protagonista da peça, realizará duas oficinas em Foz, em parceria com a Fundação Cultural. As inscrições são gratuitas.

A protagonista do espetáculo, Mariane Feil, realizará duas oficinas de criação e elaboração de projetos culturais e produção de artistas, de 22 a 25 de setembro. As atividades ocorrem na Fundação Cultural e são dirigidas aos artistas da região e ao público em geral. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail fundacaocultural@pmfi.pr.gov.br. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Oficina “Criação e Elaboração em Projetos Culturais”
Data: 22 a 25 de setembro de 2017
Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu
Horário: 19h às 22h
Entrada: Gratuita
Inscrições: fundacaocultural@pmfi.pr.gov.br
Informações: 3521-1511

Oficina “O Artista que se Produz”
Data: 23 a 25 de setembro de 2017
Local: Fundação Cultural de Foz do Iguaçu
Horário: 14h às 17h
Entrada: Gratuita
Inscrições: fundacaocultural@pmfi.pr.gov.br
Informações: 3521-1511

Versão para impressão