Boletim reúne informações sobre municípios do Oeste

Boletim reúne informações sobre municípios do Oeste

08h34 - 26/10/2017

Informações sobre a educação nos 54 municípios que fazem parte da região Oeste do Paraná, desde a Educação Básica até o Ensino Superior e a Pós-Graduação, estão disponíveis no Boletim de Conjuntura Econômica Regional do Oeste do Paraná. Os dados podem auxiliar a análise e o planejamento de instituições públicas e privadas do setor, estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico da educação e possibilitar à sociedade um panorama sobre a área.
 
O Boletim foi elaborado pelo Parque Tecnológico Itaipu, por meio da área de Desenvolvimento Territorial, com a colaboração do Núcleo Regional e do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo. Educação é o terceiro tema tratado pelo Boletim, que é lançado semestralmente. As últimas edições trouxeram dados sobre a produção agropecuária e os empregos e estabelecimentos da região Oeste do Estado.
 
O economista e técnico e desenvolvimento territorial do PTI, Flávio Rocha, explica que a ideia do Boletim é disseminar e popularizar dados já existentes. “Essas informações estão disponíveis para o público, são gratuitas, mas muitas vezes as pessoas não sabem como acessar”, afirma. A linguagem utilizada, segundo ele, também é mais simplificada e também existe a preocupação em deixar o documento visualmente atrativo, para garantir a atenção dos leitores.
 
Rocha destaca que o boletim é uma das publicações produzidas pelo Observatório Territorial do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) em parceria com outras instituições. Os próximos temas serão saúde e aspectos sociais da região oeste. Também está prevista uma publicação complementar com um panorama da região, com dados sintéticos de várias áreas, que deve ser divulgada entre os dois próximos boletins.
 
Os dados utilizados no Boletim foram retirados da base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da base de dados GeoCAPES da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O período escolhido foi entre 2012 e 2016.
 
O Boletim está disponível online pelo link: https://drive.google.com/file/d/0B5goSPo5z73BempfTDFwYTh0SEk/view . Nas próximas semanas, também ficará pronta a versão impressa, que será distribuída para universidades, associações comerciais, prefeituras e também nos eventos do POD.

Fonte: PTI

Versão para impressão