Autora iguaçuense lança livro sobre O Caminho de Santiago nesta quinta-feira (12)

Autora iguaçuense lança livro sobre O Caminho de Santiago nesta quinta-feira (12)

09h04 - 11/07/2018

O que antes eram apenas textos publicados em uma página do Facebook, agora compõem a obra que marca a estreia de Jô Balotin como escritora. Formada em Letras pela Unioeste, a professora, hoje aposentada, percorreu diversos caminhos antes de encontrar aquele que, de fato, lhe desse algum propósito: o Caminho de Santiago. Movida pela paixão de viver e pela vontade de se descobrir, ela embarcou em uma busca por auto-conhecimento e aprendizados, que uma vida dentro da zona de conforto não havia sido capaz de ensinar.

A vontade de reunir as crônicas produzidas durante a peregrinação pelo Caminho de Compostela dentro do livro Um Quati Caminhando por Aqui nasceu após a repercussão da fanpage – atualmente com mais de 1.000 fãs. Jô decidiu investir e buscou a editora portuguesa Chiado Books para publicar o livro, que até então parecia um sonho distante. A narrativa leve e envolvente convida o leitor a viajar pela rota e sentir o que ela chama de ''terapia a céu aberto'', em um diálogo divertido com seu companheiro e amuleto de viagem, o Quati.

O lançamento nesta quinta-feira (12/07), às 18h30, também marca a inauguração da Casa dos Contos, espaço colaborativo com a proposta de trazer visibilidade aos artistas locais – seja por meio de exposições, oficinas, lançamentos e rodas de conversa. A iniciativa é do empresário Sérgio Teixeira, que há quatro anos comanda o Empório com Arte, café que atrai turistas e moradores na Av. das Cataratas. Sua proposta com a Casa, que fica a 100 metros do café, é criar um centro cultural onde as pessoas possam compartilhar suas produções e, ao mesmo tempo, incentivar o consumo e a valorização da arte em suas mais variadas formas, na região.

Durante o lançamento do livro, o público poderá participar de um bate-papo sobre peregrinação. Haverá também exposição de fotos e sessão de autógrafos. Por R$33,00 Um Quati Caminhando por Aqui também estará a venda no site da editora e nas melhores livrarias do Brasil.

“Por dias caminhei num mundo em que o que
menos importava era quem eu era, mas sim, de
onde eu viera. E pela primeira vez eu percebia
que a distância era capaz de mostrar sentimentos,
objetivos e sonhos.”

(Trecho do livro - Um Quati Caminhando por Aqui)

Casa dos Contos: R. Irlan Kalichewski nº404 – casa alaranjada, anexa ao Empório com Arte.

Carlos Gruber

Versão para impressão