Atletas do Meninos do Lago vão brigar por vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude

Atletas do Meninos do Lago vão brigar por vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude

12h13 - 22/01/2018

Dois canoístas do projeto social Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu (PR), que tem apoio de Itaipu Binacional, vão para a Espanha brigar por vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude. A seletiva mundial será de 12 a 15 de abril, em Barcelona, e os classificados representarão o Brasil nos Jogos em Buenos Aires (Argentina), de 6 a 18 de outubro.

Maria Eduarda Schlikmann e João Victor Vieira vão para a Espanha para tentar garantir vaga para os Jogos da Juventude.

João Victor Vieira, de 15 anos, e Maria Eduarda Schlikmann, de 16, ambos da modalidade C1 slalom (canoa individual), garantiram as vagas nesse final de semana, em Muzambinho (MG), nas disputas da seletiva nacional de canoagem.

“Eu queria agradecer a todos os que me apoiaram, estou muito feliz por esta oportunidade”, afirmou Maria Eduarda, a Duda. “Estou bem feliz, sempre quis viajar e competir não só por Foz do Iguaçu, mas pelo Brasil inteiro. E essa será minha primeira oportunidade”, disse João Victor. Veja abaixo o vídeo que eles gravaram falando sobre a conquista.

Como foi

A seletiva nacional começou em setembro de 2017, em Curitiba, com os melhores atletas brasileiros nascidos de 1º de janeiro de 2002 a 31 de dezembro de 2003. Dessa primeira fase, 30 atletas seguiram para Muzambinho. Na fase final da seletiva, em Minas Gerais, apenas quatro atletas alcançaram o índice mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), três deles de Foz do Iguaçu: Maria Eduarda Schlikmann, João Victor Vieira e Edmar Queiroz de Borba.

Os dois últimos, João Victor e Edmar, travaram um grande duelo para a definição da única vaga na C1 masculina slalom. Na somatória das três descidas, o primeiro levou a melhor. O quarto atleta com índice mínimo da CBCa é Diogo do Nascimento, de Itacaré (BA), que obteve a vaga para a seletiva mundial na modalidade canoagem velocidade.

Na Espanha, a definição das vagas será por meio de confrontos diretos. Os três atletas de cada continente com melhores resultados carimbam o passaporte para Buenos Aires. Neste ano, a expectativa é que os Jogos Olímpicos da Juventude reúnam quase 4 mil atletas, com idades entre 15 e 18 anos, de 206 países. Haverá competições em 32 modalidades esportivas.

Sobre o Meninos do Lago

Maria Eduarda treina no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. Projeto social abre oportunidades e desperta talentos para o esporte.

O projeto social Meninos do Lago é desenvolvido desde 2009 pela Itaipu Binacional e a Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan). Mais de 700 crianças e adolescentes já passaram pelo projeto. A iniciativa revelou talentos como Felipe Borges, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos 2015, no Canadá, e representou Foz do Iguaçu nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Versão para impressão