Atletas brasileiros disputam Mundial de Canoagem Slalom, na Europa

Atletas brasileiros disputam Mundial de Canoagem Slalom, na Europa

17h34 - 16/06/2017


Ana Sátila treina em Foz do Iguaçu pelo Instituto Meninos do Lago. Foto: Alexande Marchetti

Os canoístas brasileiros Ana Sátila e Pedro Gonçalves, o Pepê, estão nas semifinais da 1ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom em Praga, na República Tcheca. As descidas serão na madrugada deste sábado (17). A 1ª etapa da competição começou nesta sexta-feira (16).

Ana Sátila (C1 Feminino) enfrenta as corredeiras às 5h24 (horário de Brasília). Pedro Gonçalves (K1 Masculino) desce às 5h58. A competição pode ser acompanhada pela internet por meio do link https://www.canoeicf.com/canoe-slalom-world-cup/prague-2017

Cinco dos oito atletas que representam o Brasil na Copa do Mundo de Canoagem Slalom na Europa são vinculados ao Instituto Meninos do Lago (Imel), com sede em Foz do Iguaçu e apoio da Itaipu.

Ana Sátila é um reforço importante da equipe do Imel, que conta também com os iguaçuenses Felipe Borges da Silva e Leonardo Lucas Curcel, atletas revelados pelo projeto social homônimo, o “Meninos do Lago”. A ação é desenvolvida pela Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan) em parceria com a binacional.

Felipe e Leonardo, ambos do C1 Masculino, participaram da Copa do Mundo nesta sexta-feira, mas não conseguiram classificação para a próxima etapa. O mesmo ocorreu com o brasileiro Charles Corrêa, de Piraju (SP).

Os jovens estreantes Omira Estácia (K1 e C1 Feminino) e Guilherme Guilherme Schena Dias Rodrigues (K1 Masculino), ambos com 16 anos de idade e integrantes do Imel, também não conseguiram avançar na competição. “Foi uma grande oportunidade para meu crescimento”, disse Omira. “Treinei bastante e estou no caminho. Quero melhorar cada vez mais o resultado”, afirmou Guilherme.

A equipe brasileira de atletas na Europa é composta ainda por Guilherme Marcello Mapelli e Renan Henrique Soares. Fazem parte da equipe técnica Antonio Carlos Pinto Da Silva, Cassio Ramon Petry e Ricardo Martins Taques.

Desempenho

Ana Sátila conseguiu sua classificação para a semifinal do C1 Feminino na primeira descida da classificatória. Ela fez o percurso em 105.76 segundos, o oitavo melhor tempo da prova. A atleta ficou nas classificatórias na disputa do K1 Feminino. Pedro Henrique Gonçalves garantiu a vaga na semifinal do K1 Masculino durante com o tempo de 89.09 segundos.

A 2ª Etapa da Copa do Mundo acontece entre 23 e 25 de junho em Augsberg, na Alemanha. O país também será sede da 3ª Etapa do campeonato, na cidade de Markkleeberg, de 30 de junho a 2 de Julho.

A temporada na Europa não termina na Alemanha para os canoístas com idade inferior a 23 anos. Eles permanecem no continente para o Mundial Júnior & Sub-23 de Canoagem Slalom, de 18 a 23 de julho, em Bratislava, Eslováquia.

Mais informações sobre os eventos:

1ª Etapa da Copa do Mundo – Praga – República Tcheca

2ª Etapa da Copa do Mundo - Augsberg - Alemanha

3ª Etapa da Copa do Mundo – Markkleeberg – Alemanha

Mundial Júnior & Sub-23 – Bratislava – Eslováquia
 

Versão para impressão