Após batalha contra o câncer, Erna retorna e agradece o apoio recebido

Após batalha contra o câncer, Erna retorna e agradece o apoio recebido

15h36 - 15/03/2017


Erna (no centro) com alguns dos colegas da Itaipu que tanto a apoiaram, durante o tratamento e no retorno ao trabalho, no Escritório Central.

“A chuva passou e o sol brilhou”, entoa Erna Fuchs na música Nova Estação, que integra o seu segundo disco, Antes e Depois, de 2012. A colega cantora está percebendo o quão verdadeira e profética foi a metáfora contida naquele verso. Após atravessar uma dura tempestade simbolizada pelo diagnóstico e tratamento do câncer de mama, ela viu o sol brilhar recebendo as calorosas boas-vindas dos colegas da Divisão de Administração de Benefícios (RHGB.AD), no seu retorno ao trabalho, semana passada. “Hoje estou bem!”

A ameaça do câncer foi eliminada, pelo menos por enquanto – quiçá definitivamente. “A etapa principal do tratamento foi feita e daqui pra frente é manter os cuidados a que me propus, principalmente relacionados à alimentação e aos exames preventivos, agora com muito mais cautela.”

Entre a constatação da doença, em setembro de 2016, e o fim do tratamento, no começo deste mês, Erna enfrentou duas cirurgias na mama direita e radioterapia. Como a resposta foi positiva, a quimioterapia foi descartada. “Foram meses longe do trabalho, que tanto gosto. Não foi fácil”, diz. O tempo longe, segundo Erna, foi necessário não apenas à recuperação física, mas também emocional. “As duas coisas estão ligadas e todo carinho e oração fizeram diferença para mim”, afirma. “Este acolhimento me fortaleceu."


"Obrigada de coração a você que lembrou de mim em suas orações, pensamentos e mensagens", diz Erna.

O mesmo apoio, tão importante para a volta por cima, Erna encontrou no regresso à rotina na empresa – principalmente do pessoal da RHGB.AD. “Fiquei emocionada e surpresa com tantas mensagens na minha caixa, aqui na Itaipu e fora, nas redes sociais.”

Erna deixa claro: neste momento, o sentimento preponderante é a gratidão. “Foram tantas mensagens, recados de força e carinho que não consigo agradecer individualmente a todos. Obrigada de coração a você que lembrou de mim em suas orações, pensamentos e mensagens. Eu só posso retribuir com o meu carinho e atenção. Deus com certeza fará o restante por mim.”

A quem a vê feliz e revigorada no Escritório Central, como um exemplo inspirador de resiliência e fé, Erna tem um recado. “O cuidado com a nossa saúde só depende da gente. Não se acomode somente com os periódicos que empresa exige. Esse é só o primeiro passo. Para estarmos bem, a saúde do nosso corpo e da alma precisam estar em sintonia. Ame-se e cuide-se.”

Em outubro do ano passado, a IBTV gravou um depoimento de Erna, um pouco antes do início do tratamento radioterápico. Fazia parte da divulgação da Campanha Outubro Rosa. Clique aqui para ver. E para assistir ao videoclipe da música Nova Estação, clique aqui.

Versão para impressão


Erro | JIE - Jornal de Itaipu Eletrônico

Erro

Ocorreu um erro inesperado no site. Por favor tente novamente mais tarde.