30º Pine: Vianna dá as boas-vindas aos novos empregados de Itaipu

30º Pine: Vianna dá as boas-vindas aos novos empregados de Itaipu

15h11 - 10/08/2017

Diretor-geral brasileiro de Itaipu conversa com os novos empregados de Itaipu: bate-papo informal sobre carreira e empresa.

A melhor forma de crescer profissionalmente é ter uma identificação profunda com a empresa que trabalha. “De corpo e alma”, assinalou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, nesta quinta-feira (10), na palestra de boas-vindas aos 16 colegas recém-contratados e que fazem parte da 30ª turma do Programa de Integração do Novo Empregado (Pine).

Vianna participou do programa pela primeira vez na Itaipu, mas a iniciativa não é novidade para ele. O diretor lembrou de seu primeiro emprego, na Copel, quando também foi apresentado à companhia em um programa de integração. Deu tão certo que, como na gigante binacional, Vianna alcançou o mais alto cargo da Copel – a presidência.

Luiz Fernando Vianna contou aos novatos que, como eles, também participou de um programa de integração. "Superimportante", definiu.

“Acho esse projeto (o Pine) superimportante. As pessoas têm que conhecer a empresa antes de entrar. Porque, em uma empresa grande, às vezes você pode ficar isolado lá na sua área e não saber o que acontece em volta. Mas, quando se conhece o geral, é possível entender mais o que o seu trabalho significa para a finalidade da empresa”, acrescentou.

Aos novos colegas, Vianna lembrou que Itaipu é uma empresa única, unida por dois países (Brasil e Paraguai), referência na sua área de atuação (a produção de energia) e que mantém programas importantes em diferentes áreas, reconhecidos nacional e internacionalmente. “Itaipu é um exemplo de união que deu certo.”

Ao final da palestra, o novo empregado Daniel Bartiko (ODMS.CD) agradeceu a participação de Vianna na 30ª edição do Pine.

O diretor-geral aconselhou os novatos a nunca parar de estudar e de aprender. E sempre tratar os colegas com respeito e atenção. “Às vezes a pessoa começa a crescer na empresa e é importante manter a mesma forma de tratamento. Esse relacionamento é muito importante; são formas simples de se alcançar o sucesso.”

Vianna mostrou-se particularmente feliz ao saber que dois dos novos empregados, Alison Diego Machado (AI.BR) e Adriano José da Silva (SESE.AD), são ex-integrantes da Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, entidade fundada em 1977 por sua mãe, Léa Leone Vianna, quando o pai, Clóvis Cunha Vianna, era o prefeito da cidade.

Alison Diego Machado foi da Guarda Mirim, fundada pela mãe do DGB, e participou do PIIT. Agora, volta como empregado.

Alison, inclusive, fez parte do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho de Itaipu (PIIT) enquanto era guarda mirim, de 2007 a 2009; Adriano participou da corporação de 2001 a 2003 e, neste período, trabalhou no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC).

“A Guarda Mirim é a porta de entrada de muitos jovens para mercado de trabalho e a experiência de ter conhecido Itaipu naquela época foi muito importante. Foi na Guarda Mirim que tive uma visão profissional de voltar e fazer parte do quadro profissional de Itaipu”, comentou Alison.

Ex-estagiário, Rogério Meneghetti (ER.GB) exibe orgulhoso o crachá vermelho: "Quero ajudar a empresa a crescer ainda mais".

A 30ª edição do Pine começou na terça-feira (8) e segue até esta sexta (11), com uma série de atividades voltadas à apresentação da empresa e a integração dos novos colegas – palestras, visitas técnicas e dinâmicas de grupo.

O JIE publicou

Integração, informação e boas-vindas: Pine abre as portas da Itaipu para 16 novos colegas

Versão para impressão