“La Cena” surpreende público e prepara profissionais

“La Cena” surpreende público e prepara profissionais

08h18 - 27/11/2017

O “La Cena”, espetáculo da Cia G2 do Teatro Guaíra, além de ter surpreendido o público com uma obra original e de qualidade, contribuiu para formar e capacitar novos profissionais para o mercado de espetáculos. A apresentação que aconteceu nessa quinta-feira (23), no Cineteatro dos Barrageiros, integra uma importante política cultural desenvolvida em parceria entre a Fundação Cultural e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI),  ao aliar formação de público e difusão da cultura para a comunidade, com capacitação artística profissional e geração de emprego e renda.
 
Entre os olhares vidrados e a reação vibrante do público diante de um espetáculo cênico completo, que mesclou dança, teatro, música e muito humor, estavam também os olhares concentrados dos participantes da oficina de iluminação e sonorização, que buscavam conhecimento na prática. Eles participaram ao longo de três dias do curso de capacitação teórico e prático desenvolvido por profissionais do Teatro Guaíra.
 
Um deles era o da estudante de cinema da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Camila Vital, que comentou a importância da oficina e da apresentação para a aprendizagem, tanto na teoria, quanto na prática. “Foi muito importante para mim. Eu já tinha familiaridade com a luz e som, por conta do cinema, mas ter o contato com profissionais da área, com a dimensão técnica do teatro, a dinâmica e a preparação dos ensaios, onde passamos a tarde afinando o som e os detalhes técnicos com os dramatúrgicos, foi fantástico”.
 
Luiz Todeschini, também estudante de cinema da Unila, elogiou a iniciativa e a oportunidade de participar do projeto. “Foz tem muita carência em teatro e em questão de qualificação profissional, e essa oportunidade foi boa em todos os sentidos. Participar da parte teórica, acompanhar os bastidores e depois participar e acompanhar a produção e a apresentação do espetáculo, os conceitos, foi fundamental para a aprendizagem”.
 
A oficina de iluminação e sonorização preenche uma importante carência de profissionais qualificados para trabalhar em espetáculos de teatro.  O investimento e a criação de oportunidades para capacitar os artistas e profissionais da cultura têm integrado as políticas desenvolvidas pela parceria entre a Fundação Cultural e o PTI. Em setembro, a Agenda Cultural promovida entre as duas instituições trouxe à cidade a peça “A Rainha do Rádio”, que também foi acompanhada pela oferta de uma oficina de produção cultural.

Apresentação integra ações da Agenda Cultural desenvolvida em parceria entre o PTI e a Fundação Cultural. 
 
Sobre o La Cena
 
La Cena conta a história de um grupo de empregados contratados para trabalhar na mansão do Sr. Stahlbaum, na preparação da festa de fim de ano. Após alguns incidentes no local de trabalho, todos mergulham em um sono profundo o que desperta os desejos mais secretos e inconfessáveis pesadelos. Concebido nos mesmos moldes de Blow Elliot Benjamim, o espetáculo é apresentado com muito humor. Bailarinos dançam e interpretam diversos personagens. A coreógrafa e diretora do espetáculo, Cleide Piaseck, inspirou-se nos contos e personagens de Hoffmann (Quebra-Nozes & Camundongo Rei e o Homem de Areia); de Neil Gaiman (Sandman) e Serguei Diaguilev (Ballets Russes). 

Fonte: PTI

Versão para impressão